As organizações são constituídas por pessoas com sentimentos e motivações diferentes, sujeitos à força do ambiente, a relacionamentos, à liderança e a outras dinâmicas que moldam seu comportamento dentro do ambiente de trabalho.
Liderança é o tema que envolve relacionamento, comprometimento e performance. O líder não apenas influencia o comportamento dos membros de sua equipe para que sejam executadas as demandas que necessitam ser realizadas, mas também desperta as motivações das pessoas dentro do trabalho para que os resultados esperados no ambiente corporativo aconteçam com a acurácia desejada. As relações entre liderança, cultura organizacional e resultado são inquestionáveis; nesse sentido, as habilidades do líder são fundamentais para definir a natureza, a direção e os resultados organizacionais desejados.
Entra aí o papel positivo da liderança. O líder assertivo
consegue conduzir processos e pessoas ao melhor resultado corporativo com maior assertividade e maior entusiasmo.
Liderança, gestão e resultados melhores andam lado a lado numa organização, porém apenas ter um excelente líder não é o suficiente. Toda empresa precisa dos recursos necessários (tecnológicos, financeiros e humanos) à execução de seus objetivos. É indiscutível, entretanto, afirmar que a liderança pode fazer (e faz) a diferença na condução de todos os componentes citados, principalmente o recurso mais relevante: as pessoas.