O STORYTELLING aparece hoje em dia como uma ferramenta mais do que poderosa para, motivar colaboradores, fortalecer a imagem de produtos e envolver emocionalmente as pessoas.
Storytelling é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Em inglês a expressão “tell a story” significa “contar uma história” e storyteller é um contador de histórias.
Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história.
O ser humano estabelece ligações interpessoais através do ato de contar histórias.
O maior desafio não é criar histórias adaptadas às novas tecnologias, mas criar histórias fortes, que mexam com as emoções das pessoas e, portanto, sejam inesquecíveis.
A relação com o público alvo se torna diferente, já que o conhecimento não é imposto, mas apresentado, construído e compartilhado de forma mutável e adaptável.
Ele pode ser usado em aspectos como o desenvolvimento e formação de liderança, engajamento da equipe, desenvolvimento de processos seletivos direcionados e condizentes com a cultura da empresa, elaboração e aplicação de programas de integração, assim como na resolução de conflitos dentro do ambiente de trabalho.
O Storytelling também pode ajudar nas fusões empresariais, especialmente para apresentar e disseminar e cultura da empresa para clientes e colaboradores.