Você sabia que a probabilidade de lembrarmos de algo que nos foi contado a partir de uma história é 22 vezes maior do que quando apenas recebemos uma informação genérica, sem nenhum apelo emocional?
O Storytelling nada mais é que o ato de pura e simplesmente contar histórias. Mas apesar de ser algo aparentemente básico e intrínseco à nossa natureza, com um pouco de criatividade e imaginação, você pode aplicar as técnicas de storytelling em vendas, para atrelar seus clientes em um processo de negociação comercial.
Através do Storytelling, você poderá se conectar, envolver e inspirar o seu público com a história da marca que você representa e do produto ou serviço que você vende. Isso pode ser feito em textos escritos, gravados (em áudio ou vídeo), ou mesmo presencialmente (por exemplo, em lojas física.
O primeiro passo é conhecer quem precisa ler essas histórias. Não tente impressionar a todos, foque nas pessoas certas.
Uma história bem contada para vender tem em si a resposta para as perguntas “por que agora?” e “por que eu?”. Construa autoridade em seu segmento com o storytelling respondendo a essas perguntas.
Conte as histórias certas para as pessoas certas no momento certo, segmente seu público por meio delas. O Storytelling também faz estudos de caso se tornarem mais atrativos, com narrativas para mostrar quem você já ajudou e como.
Cative sua audiência utilizando as palavras certas dentro de um enredo inteligente e provocativo, com personagens e sentimentos envolvidos, por meio de elementos visuais como imagens, ilustrações ou vídeos, com o objetivo de emocionar, entreter e convencer.
Uma marca com narrativa interessante gera reconhecimento, impacta mais vidas, constrói confiança. Tenha uma história verdadeira, persuasiva e bem construída, e faça ela chegar até as pessoas certas. Você vai ver o quanto isso pode dar certo.
Quer saber como utilizar o Storytelling na sua empresa?