Pensar fora da caixa não é algo fácil nem se consegue de um dia pro outro. Requer treinamento e principalmente, desejo de ser – e fazer – diferente.
Mais do que um clichê, pensar fora da caixa é atitude, é um modo de ser e agir. É detectar um problema, mas não vê-lo como um problema, e sim, como uma oportunidade.
Pensar fora da caixa nada mais é do que buscar inovações e soluções diferentes para os problemas da sua empresa. Significa sair do óbvio, do lugar comum e abrir-se a experimentar alternativas novas e que, muitas vezes, fogem totalmente do convencional.
Quando você aprende algo diferente, aceita novos desafios, você sai da sua zona de conforto e amplia a sua visão.
Como ja dizia Einstein:
“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”
Amplie sua Visão e Faça as Perguntas Certas
Para ter resultados diferentes, é preciso pensar diferente também!
Compreender o problema é essencial para definir as melhores soluções para ele. Isso não significa parar um tempo para reclamar e apontar todas as suas consequências, mas sim reunir opiniões e visões de pessoas criativas e diferentes sobre o assunto, de modo a expandir sua visão e encontrar respostas pertinentes.
O processo aqui é de fazer as perguntas certas como, por exemplo:
> Quem pode nos ajudar a resolver o problema?
> O que podemos fazer com o que temos?
> Precisaremos de algo a mais (recursos, tempo, profissionais) para solucionar o dilema?
Pense fora da caixa e prepare-se para respondê-las.
Lembre-se um problema pode ser encarado como um problema mas e se você pensar diferente e encarar um problema como uma OPORTUNIDADE de mudar!