A inteligência emocional desempenha um papel fundamental na liderança. Os bons líderes são aqueles que nunca perdem o controle, são autoconfiantes e enfrentam os desafios deixando de lado os problemas pessoais. Ouvem seus subordinados, são comunicativos e pesquisam antes de tomar suas decisões para avaliar o seu impacto.
Fácil né?
A liderança é uma habilidade que devemos desenvolver, porque em algum momento teremos a oportunidade de colocá-la em prática, seja como pais, mentores ou líderes no mundo corporativo.
O que é a inteligência emocional?
A inteligência emocional é a capacidade de compreender e administrar a suas próprias emoções e as das pessoas ao seu redor. As pessoas com um alto grau de inteligência emocional sabem o que sentem, o que significam suas emoções e como elas podem afetar as outras pessoas.
A inteligência emocional é essencial para uma liderança de sucesso.
De acordo com Daniel Goleman, psicólogo americano que ajudou a popularizar a IE, existem cinco elementos principais:
– Autoconhecimento
– Autocontrole
– Motivação
– Empatia
– Habilidades sociais
Quanto maior a capacidade do líder de gerenciar cada uma dessas áreas, maior será sua inteligência emocional.
1- Autoconhecimento
Conheça a si mesmo, suas emoções e como elas afetam as pessoas ao seu redor. Ser um bom líder também significa conhecer seus pontos fortes, seus pontos fracos e se comportar com humildade.
2- Autocontrole
Líderes que exercem o autocontrole de maneira eficaz não discutem, não tomam decisões precipitadas ou no calor das emoções. O autocontrole ajuda no bom relacionamento entre as pessoas.
3- Motivação
Os líderes motivados trabalham constantemente em direção aos seus objetivos e seu trabalho tem padrões de qualidade bem elevados.
4- Empatia
A empatia é fundamental para o gerenciamento de uma equipe bem-sucedida e organizada. Líderes empáticos são capazes de se colocar no lugar do outro; ajudam as pessoas do seu grupo a se desenvolverem, fazem críticas construtivas e ouvem aqueles que precisam.
Se você quer ganhar o respeito e a lealdade das pessoas, deve ser empático.
5- Habilidades sociais
Os líderes que dominam as habilidades sociais são grandes comunicadores. Não se assustam com as boas ou más notícias e são especialistas na obtenção de apoio dos demais para a conclusão de uma nova missão ou projeto. Administram muito bem as mudanças e os conflitos.
O melhor líder é aquele que trabalha e interage com os outros. Ele tem uma sólida compreensão dos seus sentimentos e sobre como isso afeta os demais.
Todas essas habilidades vão ajudá-lo a se destacar no futuro e gerenciar situações de liderança, seja na família, na escola, no trabalho transformando o ambiente em que vive.