Gerenciar as relações implica em como saber lidar positivamente com as pessoas ao seu redor e no seu ambiente de trabalho, buscando compreender o espaço do outro e trabalhando a empatia, além de ter uma visão estratégica para lidar com os conflitos. Nada simples, não é mesmo?
Todos nós podemos gerenciar as relações de maneira individual, se preocupando com o nosso controle e inteligência emocional, o desenvolvimento pessoal e profissional. Isto afeta e interfere diretamente nas relações de trabalho.
Por outro lado, os líderes e profissionais de RH tem grande papel no gerenciamento das relações grupais, pois eles são grandes responsáveis no processo de desenvolvimento dos colaboradores dentro das empresas, como indivíduos e como grupos.
A organização, por sua vez, pode auxiliar com estratégias para promover esta interação entre os colaboradores de forma saudável, bem como, proporcionar um espaço de desenvolvimento dentro do próprio ambiente de trabalho, como treinamentos, atendimentos psicológicos, grupos de discussão e palestras. Estes são alguns exemplos de práticas adotadas e que geram bons resultados nas relações.
Relações que não são saudáveis geram resultados negativos, pois afetam diretamente o ambiente, o clima organizacional e consequentemente a produtividade.
Ninguém gosta de trabalhar, todos os dias, durante 8 horas por dia, em um ambiente que não proporciona bem estar e bons relacionamentos, concorda?
Pois é, isso faz toda a diferença na hora de observar o que sua empresa tem oferecido aos colaboradores.
Sua empresa oferece um ambiente em que os colaboradores querem estar?
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