Conflito – fenômeno próprio das relações humanas.
Ocorre devido a posições divergentes em relação a algum comportamento, necessidade ou interesse comum. O conflito não é ruim em si mesmo.
Alguém já disse que se você não quiser ter conflitos, basta não se relacionar.
O conflito pode ser fonte de ideias novas e permitir a expressão e a exploração de diferentes pontos de vista, de interesses e de valores. Saber lidar com a situação é que define se o momento será prejudicial ou benéfico aos envolvidos, exigindo das pessoas autoconhecimento e inteligência emocional.
Algumas considerações para reflexão sobre conflitos:
É uma questão emocional, há sentimentos envolvidos.
Considere que diversidade de opiniões não é conflito.
Conflito é diferente de problema.
No ambiente profissional é comum termos debates, mas isso não caracteriza conflito.
Muitas situações começam com debate e viram conflito.
Ao gestor não basta ouvir a situação para considerá-la solucionada.
1. SEJA NEUTRO
Todo líder sabe que a imparcialidade é um pré-requisito para que a mediação funcione. Se o líder tem uma opinião mais direcionada para um dos lados da história, a colaboração da outra parte será prejudicada. Não basta o líder ser imparcial. Ele precisa ser visto como imparcial.
2. RESERVE UM TEMPO PARA ADMINISTRAR O CONFLITO
É importante obter um compromisso dos participantes para o uso do diálogo por um tempo adequado. Se a situação, de fato, não permite um encontro com o tempo necessário, ou as partes simplesmente se negam a comprometer-se com isso, então é melhor que o líder deixe a mediação para outro momento, sabendo dos riscos associados, que são altos.
3. REÚNA OS ENVOLVIDOS EM LOCAL ADEQUADO
É importante ter um lugar sem distrações, por exemplo uma sala de reuniões. O conflito entre as pessoas não é o problema. O problema é o impacto que esse conflito está produzindo nos resultados da equipe e da empresa de modo geral.
4. SE PREPARE PARA A MEDIAÇÃO
Algumas pessoas têm mais aptidão “natural” para mediar do que outras, mas todas precisam compreender o processo e os métodos básicos envolvidos. Não é necessário que o líder se torne um mediador profissional, mas é altamente recomendado que ele faça algum estudo prévio sobre o tema e realize cursos específicos que aprimorem suas habilidades em relações interpessoais e gestão de conflitos.
5. TENHA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Tenha controle emocional e não se deixe envolver. Visualize oportunidades com a situação de conflito. Mesmo nas situações mais difíceis, evite os sequestros emocionais, os pensamentos e sentimentos instáveis.
6. SEJA ASSERTIVO
Ouça com atenção e seja capaz de ponderar o ponto de vista dos envolvidos.
7. SE COLOQUE NO LUGAR DOS ENVOLVIDOS
Se coloque no lugar das pessoas envolvidas no conflito e avalie a situação com base em acontecimentos diários, fatos e dados. Conheça muito bem seus funcionários: seus pontos fortes e os de melhoria. Seja flexível e receptivo às questões profissionais e pessoais de cada um dos integrantes do time.
É importante saber tirar proveito da situação e transformar toda e qualquer dificuldade em oportunidades de crescimento. Os conflitos fazem parte da natureza humana. Não devemos atribuir ao conflito, ainda que profundo e complexo, uma conotação negativa. Afinal, dependendo do modo como é gerido pode ser uma fonte de criatividade, de mudança e de maior produtividade.